24 de abril de 2006

Aula 19- 17/04/06- Cultura de massa e Indústria Cultural









-Discussão de um conceito básico de
conhecimento (comunicação).
-Aprofundar nesse conceito.
Esses foram os objetivos para essa aula.

Cultura de massa
é tudo aquilo que está ligado ao nosso cotidiano. Por exemplo, os cd's vendidos nas bancas e nos camêlos, a Internet, os programas do horário nobre. Até os velhos discos de vinil! Basea-se na Teoria Funcionalista, que tem um fim funcional, instrumental, controle e organização da chamada "cultura aberta" nos meios de comunicação. É a cultura que une, que tem espaço entre o mais simples até o intelectual. Ela consegue alcançar todas as massas,mas não se aprofunda, pois é medíocre, mediana. Apesar disso, traz pequenas amostras da cultura erudita.
Indústria Cultural é o conceito oposto. Para os seus defensores, a Cultura de massa vai levar a humanidade ao caos, até que todos nós sejamos transformados em burros comandados pelo que há de pior nos meios de comunicação ( as pílulas da ilusão). A cultura e a arte devem mergulhar nas profundezas da nossa alma fazendo valer o que conquistamos e aprendemos desde a pré-história. Temos que nos superar e não sermos medíocres e nos submetermos ao que impõem a cultura dos "mais-ou-menos" ou "conhecedores médios".
Conclusão: nós precisamos desse tipo de "cultura" para distração e coisa e tal. O que não percebemos é que ela acaba com a nossa sede pela informação e pelo que ela pode transmitir. Cultura passa a ser um produto!
Para saber mais sobre o assunto, aí vai uma dica. Acessem o site:
www.geocities.com/CapitolHill/Embassy/5682/industriacultural.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário