5 de abril de 2006

Aula 15 - 31/03/06 - Documentário nada animador!



Hoje assistimos um documentário, de Jorge Furtado, sobre as desigualdades sociais mostradas de um maneira bem real. Eu já havia assistido no colégio, não me lembro muito bem, mas acho que foi no primeiro ano(do segundo colegial,claro!). Ele cita um lugar onde pessoas bem pobres vão para recolher aquilo que ainda dá para comer, ou seja, é um verdadeiro depósito de lixo chamado "Ilha das flores". Engraçado esse nome já que não há nenhuma flor no lugar, apenas restos de lixos produzidos pela classe mais privilegiada. Se é que podemos dizer isso! Tudo começa no plantio de um simples tomate até o momento em que é jogado fora. Além disso, mostra todo o processo de geração de riquezas que dá condições para que ele seja produzido e chegue até a mesa das pessoas( ou pelo menos uma parte delas).
Bom, o que deu para notar é que as pessoas dessa ilha são tratadas como verdadeiros porcos, no meio daquela sujeira e entulho. Inclusive dividem o espaço com porcos mesmos! Uma tristeza! Os portões são abertos e começa uma correria para chegar primeiro e pegar o que está em melhor estado. Nessas horas é que damos valor á aquilo que comemos.
Mas eu fiquei pensando: o professor André disse que, quando damos esmola para os mendigos estamos contribuindo para que aquela situação continue e se não damos os pobres coitados podem morrer porque não tiveram ajuda. Mas para quem nunca passou por isso fica difícil opinar!


Fotos e informações retiradas do site: www.culturabrasil.pro.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário