9 de fevereiro de 2011

Sobre E-marketplace


Pesquisei e pesquisei sobre o E-marketplace e achei esse texto de dezembro de 2000. Já nessa época falava-se sobre a revolução do E-commerce B2B no Brasil. Hoje, até o Google utiliza sua própria loja de aplicações na Internet. O Google Apps MarketPlace é um lugar onde os desenvolvedores poderão vender suas aplicações pagando um percentual do resultado da venda ao Google, semelhante ao oferecido pela Apple na appstore.

O que é E-marketplace?

O e-marketplace é um local virtual para negociações e comércio eletrônicos entre empresas, empresas e consumidores, entre consumidores, governo e consumidores, governo e empresas. Esse espaço pode ser destinado a uma área de negócio específica ou atender diversos estilos de negócio. Esse sistema virtual de negócio permite , por meio da interatividade, consulta de catálogos de produtos, preços, promoção institucional, encomendas, transações e demais processos de negócio. As transações comerciais no Brasil têm expandido a relação entre empresas devido ao crescimento da implantação de e-marketplace. No Brasil, esse sistema de negócio também é referido como “ net market maker” , B2B exchange, portal B2B e portal vertical. São sites que abrangem fornecedores, compradores e serviços de comércio on-line many-to-many. As principais vantagens do e-marketplace são a redução de custos de negociação e operação comercial; valor de atualização da marca pelo uso da web; ganho de tempo na busca orgânica de produtos e parceiros.

O uso do E-marketplace

Entretanto, o uso do e-marketplace requer uma nova visão empresarial, reeducação da postura de negociação, munir a empresa de produtos que atendam a determinada demanda, unificar ofertas de produtos, manter o catálogo sempre atualizado e manter os parceiros e compradores sempre informados. Em nível mais amplo, o e-marketplace ainda não é um padrão de negociação presente em todas as empresas e segmentos no mundo, mas uma novo canal de possibilidades de negociações comerciais que, no futuro próximo, será predominante entre as empresas, governos e consumidor. Essa previsão se baseia na popularização e massificação do uso da internet em todos os segmentos e setores da sociedade global. O e-marketplace é mais uma ferramenta integrada aos planejamentos e ações de uma empresa em busca de parceiros, mercados e novos clientes.

O E-marketplace pode ser classificado como:

- Vertical : Utilizado por compradores e vendedores de uma área industrial específica, como por exemplo, indústria farmacêutica, de bebidas, etc.
- Horizontal : Utilizado por mercados que concentram recursos e produtos de diversas áreas industriais, por exemplo, serviço de limpeza e terceirização em distribuição. Contudo, podemos afirmar, que a negociação na área eletrônica e virtual gera benefícios e oportunidades para fornecedores, compradores e clientes potenciais, mas pode não ser atrativo perante à forte concorrência entre diferentes indústrias e prestadores de serviço, podendo forçar o preço dos produtos para baixo, sem garantir um bom retorno. Alcançar sucesso por meio do e-marketplace, assim como no mundo real, requer planejamento e análise sobre o seu conteúdo, produto, e as condições do concorrente. Quando a web 2.0 ainda fortalecia seus primeiros passos em 2001,a IDC (International Data Corporation), realizou o estudo e-procurement no Brasil e, na época, identificou que as empresas brasileiras, em grande maioria, prefeririam realizar o comério eletrônico em ambiente virtuais fechados, diretamente com o seus fornecedores tradicionais.
Atualmente, as empresas brasileiras, perante o contexto concorrencial e o crescimento do consumo interno intensificado com o crescimento econômico recuperado a partir de 2008, têm modificado o antigo comportamento e investido mais nas transações comerciais via web com novos fornecedores.

Leia também o texto de Luciana Aoki Hayashi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário